Mutirão: Procon Assembleia encerra semana de aniversário com mediação de acordos entre fornecedores e clientes
Atendimentos ocorrem nesta sexta-feira, 26, até às 18h, no prédio da Superintendência de Programas Especiais.

O Procon Assembleia, órgão de defesa do consumidor da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), realiza, até às 18h desta sexta-feira, 26, um mutirão de renegociação de dívidas entre empresas e clientes. A ação ocorre na sede da Superintendência de Programas Especiais, localizada na Avenida Ataíde Teive, nº 3510, bairro Buritis.
O mutirão faz parte do encerramento da semana alusiva ao aniversário de 12 anos do órgão. São disponibilizados serviços da Companhia de Águas e Esgoto de Roraima (Caer), Roraima Energia, consulta ao SPC e Serasa com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Boa Vista (CDL), orientações sobre o programa “Pé de Meia”, cadastro de biometria para saque sem cartão e consulta ao PIS e FGTS da Caixa Econômica Federal.

A dona de casa Maria José de Souza tem uma pendência de conta de água que não foi resolvida pelo antigo morador da residência. Ela procurou a ação para encontrar a melhor forma de quitar a dívida e conseguiu dar os primeiros passos.
“Eles pediram o comprovante do CadÚnico, porque tenho baixa renda e preciso resolver na sede da Caer. Mas me informaram que vou poder parcelar dentro das minhas possibilidades e me deram um prazo maior para pagar a primeira parcela, pois não tenho renda, apenas o benefício do meu filho que é especial. Depois do atendimento estou mais aliviada e tranquila”, frisou.
O militar aposentado Paulo José da Silva também foi um dos atendidos. Ele passou em frente ao local e aproveitou para ver a atual situação do CPF.

“Pedi para a atendente ver o meu CPF, se meu nome estava envolvido em algo e apareceram duas situações. Depois, com calma, vou ligar para as empresas para saber como resolver. Porém o que eu queria saber foi resolvido. Não fiquei em fila e o atendimento foi rápido”, disse.
Demandas recorrentes
Para o mutirão, o diretor do Procon Assembleia, Aldo Carvalho, destacou que foram convidadas as instituições com as quais há demandas recorrentes dentro do órgão.
“Nós temos muitas demandas bancárias, no caso com a Caixa Econômica, questões com a Roraima Energia, a Caer. Fomos até eles, propomos esta ação e de pronto aceitaram vir até nós para manter essa harmonia junto com o consumidor”, informou.

Ainda de acordo com o diretor, o órgão de defesa pretende realizar mais ações do tipo ao longo do ano, incluindo municípios do interior de Roraima.
“Acredito que o consumidor [da zona Oeste] vai gostar, pois em vez de se deslocar até o Centro, poderá vir aqui. Estar mais perto do cliente é mais fácil de conciliar as demandas, observar o que pode ser feito e o orientá-lo ali, na hora, presencialmente. A ideia é ampliar esses serviços”, adiantou.
A presidente do Procon Assembleia, deputada Tayla Peres (Republicanos), enfatizou que a ação foi pensada exclusivamente no consumidor.

“Quem vai ganhar o presente é o cliente, que vai conseguir resolver suas pendências. Lembrando que são orientados não apenas os consumidores, mas também as empresas, com direcionamentos e palestras. Nosso trabalho é levar a educação sobre as relações de consumo para reduzir o número de ações na Justiça”, destacou.
Canais de atendimento
O Procon Assembleia realiza atendimentos presenciais de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Avenida Ataíde Teive, nº 3510, bairro Buritis, zona Oeste de Boa Vista. De forma remota os atendimentos ocorrem pelo número (95) 98401-9465 ou no site.
Suzanne Oliveira